quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Releitura da postagem “Superação a cada dia”




Releitura da postagem “Superação a cada dia”, publicada em 28 de novembro de 2015, disponível no link < https://igapereira.blogspot.com/2015/11/superacao-cada-dia.html>.
Relendo a postagem citada, percebo que essa observação diária que era feita, apenas para ter algo a postar, deveria ter um outro objetivo, como tenho na atualidade.
Toda e qualquer evolução do aluno serve para buscarmos novas ferramentas, para que as mesmas nos auxiliem no aprendizado de cada um. São essas evoluções e aprendizados dos alunos, que devemos utilizar para deixá-los cada vez mais motivados, fascinados, despertando- os a curiosidade, criatividade, valorizando cada produção deles.
Acredito que todo profissional da educação faz essas observações diárias, para que através delas, possamos traçar um bom planejamento, indo ao encontro dos anseios e perspectivas deles, somos mediadores do conhecimento, e não um transmissor de informações. Não é possível planejar sem ter um objetivo previamente, sem saber as peculiaridades de cada um.  É preciso compreender que, em um único espaço há diferentes indivíduos, com curiosidades diferentes e cabe ao professor  estar atento a essas situações, apropriando-se desses fatos para um bom planejamento.
Relembrando a interdisciplina de psicologia, onde através de uma fala de Becker nos mostra “o professor pode auxiliar, e muito, para que o aprender seja sentido como o prazer, valorizando as pequenas descobertas e as novas dúvidas e, sobretudo, formulando novas questões.” Testifico assim uma necessidade em se desenvolver um bom planejamento para que as aprendizagens se efetivem de forma significativa, levando em consideração aspectos como, afetividade x cognitivo.
Consigo hoje conjecturar minhas ideias e práticas partindo do aporte de referenciais teóricos ofertados no decorrer destes anos no PEAD.

Referencial:
BECKER, Fernando. A Epistemologia do professor; o cotidiano da escola. 8ª. Petrópolis: Vozes, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário