Releitura da
postagem “Superação a cada dia”,
publicada em 28 de novembro de 2015, disponível no link < https://igapereira.blogspot.com/2015/11/superacao-cada-dia.html>.
Relendo a
postagem citada, percebo que essa observação diária que era feita, apenas para
ter algo a postar, deveria ter um outro objetivo, como tenho na atualidade.
Toda e
qualquer evolução do aluno serve para buscarmos novas ferramentas, para que as
mesmas nos auxiliem no aprendizado de cada um. São essas evoluções e aprendizados
dos alunos, que devemos utilizar para deixá-los cada vez mais motivados,
fascinados, despertando- os a curiosidade, criatividade, valorizando cada
produção deles.
Acredito que
todo profissional da educação faz essas observações diárias, para que através
delas, possamos traçar um bom planejamento, indo ao encontro dos anseios e perspectivas
deles, somos mediadores do conhecimento, e não um transmissor de informações. Não
é possível planejar sem ter um objetivo previamente, sem saber as peculiaridades
de cada um. É preciso compreender que,
em um único espaço há diferentes indivíduos, com curiosidades diferentes e cabe
ao professor estar atento a essas
situações, apropriando-se desses fatos para um bom planejamento.
Relembrando
a interdisciplina de psicologia, onde através de uma fala de Becker nos mostra “o
professor pode auxiliar, e muito, para que o aprender seja sentido como o
prazer, valorizando as pequenas descobertas e as novas dúvidas e, sobretudo,
formulando novas questões.” Testifico assim uma necessidade em se desenvolver
um bom planejamento para que as aprendizagens se efetivem de forma
significativa, levando em consideração aspectos como, afetividade x cognitivo.
Consigo hoje
conjecturar minhas ideias e práticas partindo do aporte de referenciais teóricos
ofertados no decorrer destes anos no PEAD.
Referencial:
BECKER, Fernando.
A
Epistemologia do professor; o cotidiano da escola. 8ª. Petrópolis:
Vozes, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário