segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A Reportagem


Alguns dias atrás assistindo uma reportagem sobre alfabetização de jovens e adultos chamou-me a atenção o método trabalhado por uma professora de Santa Catarina, que teve como pedido de uma aluna para que a ajudasse a ler uma carta que acabara de receber. Partindo dessa ideia a professora resolveu trabalhar com cartas dentro da sala de aula.
A professora iniciou escrevendo no quadro uma carta com todos os dados corretos de uma correspondência, data, local, ano, enfim, tudo conforme manda a didática. Após concluir a tarefa, a professora perguntou aos alunos se os mesmos conheciam alguma palavra que estava escrita no quadro assim como outras perguntas do tipo:  qual a data, quem estava escrevendo, entre outras. E assim deu continuidade ao trabalho explorando esse gênero de texto até que cada aluno conseguiu escrever a própria carta.
Esse ensinamento trouxe a sensação de realização para seus alunos pois estavam aprendendo alguma coisa que realmente tinha sentido em suas vidas, algo realmente de valor, pois através das cartas aprenderam que o mesmo poderia ser escrito na forma de mensagens e assim passariam a ter mais contato com a tecnologia tão exigida atualmente.
Acredito que assim como essa professora, nós como educadores, também devemos buscar métodos diferenciados para atrair os alunos, e nada melhor do que algo relacionado às suas vivências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário