Alguns dias
atrás assistindo uma reportagem sobre alfabetização de jovens e adultos
chamou-me a atenção o método trabalhado por uma professora de Santa Catarina,
que teve como pedido de uma aluna para que a ajudasse a ler uma carta que
acabara de receber. Partindo dessa ideia a professora resolveu trabalhar com
cartas dentro da sala de aula.
A professora
iniciou escrevendo no quadro uma carta com todos os dados corretos de uma
correspondência, data, local, ano, enfim, tudo conforme manda a didática. Após
concluir a tarefa, a professora perguntou aos alunos se os mesmos conheciam
alguma palavra que estava escrita no quadro assim como outras perguntas do
tipo: qual a data, quem estava
escrevendo, entre outras. E assim deu continuidade ao trabalho explorando esse
gênero de texto até que cada aluno conseguiu escrever a própria carta.
Esse
ensinamento trouxe a sensação de realização para seus alunos pois estavam
aprendendo alguma coisa que realmente tinha sentido em suas vidas, algo
realmente de valor, pois através das cartas aprenderam que o mesmo poderia ser
escrito na forma de mensagens e assim passariam a ter mais contato com a
tecnologia tão exigida atualmente.
Acredito que
assim como essa professora, nós como educadores, também devemos buscar métodos
diferenciados para atrair os alunos, e nada melhor do que algo relacionado às
suas vivências!
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